Pode ser que sua ficha ainda não tenha caído, mas um mundo maravilhoso está se abrindo pra você agora. É, você está grávida! Neste momento, paralisada, com mil emoções vindo à tona, talvez você pense coisas tão estranhas que depois vão te fazer rir. Mas não se preocupe, isso é completamente normal, planejando o seu bebê ou não.

Neste momento de turbulência, em que você está repetindo pra si mesma “aceita, você está grávida” a fim de acreditar mais rápido, quero te ajudar mostrando o que pode ser feito a partir de agora.

Estou grávida e agora? Quais são os primeiros passos?

1- Ser mãe de primeira ou de outras viagens. Cada vez que uma mulher fica grávida é diferente da outra, por motivos médicos ou psicológicos. Serão momentos distintos da sua vida com situações completamente diferentes. Então, não tem problema se você se sentir insegura e questionar o mundo à sua volta. Respire fundo e aceite aos poucos.

 

2- Conte para a primeira pessoa mais importante a saber. Pode ser o pai do bebê, pode ser a sua mãe ou pode ser a sua melhor amiga. O importante é ter um apoio neste momento e só você saberá julgar quem procurar. Sinta-se em paz com a sua escolha para contar que está grávida.

 

3- Inicie o seu pré-natal. Procure um obstetra e comece o quanto antes seu pré-natal. Ele é quem vai dar as primeiras orientações para o cuidado com a saúde e a saúde do bebê. Entenda que o acompanhamento correto minimiza os problemas que você e seu bebê podem vir a ter. É extremamente importante!

Se você tem plano de saúde ou pode pagar pelo atendimento, encontre profissionais de confiança. Sempre é válido ir para um médico que já possua boas recomendações.

Caso você decida contratar um plano de saúde agora, talvez ele não cubra o parto, mas vai cobrir muitos dos exames necessários para o seu acompanhamento. O bom é que o bebê fica coberto pelo plano assim que nasce. De qualquer forma, se informe melhor com um corretor.

Mas se você precisar recorrer à rede pública procure um posto de saúde perto da sua residência. Eles irão marcar uma consulta para iniciar o acompanhamento.

Não se impressione com a quantidade de exames que serão passados pelo obstetra porque ele precisa saber da sua condição atual. Então, tanto na rede particular, quanto na pública, os exames (para uma gestante saudável) basicamente são:

Exame para confirmar a gravidez. Se você apenas fez o teste de farmácia, será necessário realizar o Beta HCG, que faz a contagem do hormônio da gravidez e indica o tempo de gestação.

Exame de sangue para anemia, glicemia (para saber se tem diabetes), urina (para saber se existe alguma infecção), tipagem sanguínea (para saber se o seu sangue combina com o do pai do bebê), VDRL (para sífilis), HIV, hepatite B e eletroforese hemoglobina (para detectar anemia falciforme), reação para toxoplasmose e rubéola (para saber se a mãe está ou teve uma das doenças há pouco tempo).

Fezes (algumas verminoses podem agravar quadros de anemia)
Papanicolau.

Ultrassonografia.

Se você já possuía algum problema de saúde, pode ser que o médico passe mais alguns outros exames.

Quanto aos medicamentos, os mais comuns receitados pelos profissionais são:

Ácido fólico, que ajuda a reduzir as chances de defeito na formação do tubo neural do feto.

Vitaminas que complementem a sua alimentação.

Sulfato ferroso, para prevenir uma anemia.

 

4- Não use medicamentos por conta própria. Inclusive, se tiver descoberto a gravidez enquanto faz uso de anticoncepcionais, pare logo. Converse com seu médico e ele dirá a você o que pode tomar para dor de cabeça e outros problemas que possam surgir.

 

5- Conte todos os sintomas que você tem ou teve para o seu médico.

 

6- Se você é fumante, pare agora mesmo. Também não consuma bebidas alcoólicas. Os dois podem causar problemas para o seu bebê, como distúrbios neurológicos, por exemplo.

 

7- Cuidado com tratamentos estéticos. Alguns produtos que antes usava normalmente podem se tornar agressivos para você enquanto gestante. Então, se estiver com algo marcado no salão de beleza, consulte seu médico antes de prosseguir.

 

8- Converse com as suas amigas que já tiveram filhos. Elas e outras pessoas com experiência poderão te dar dicas sobre a preparação para a vinda do bebê. Mas lembre-se de filtrar bem o que escuta. A decisão final é a sua.

 

Caminhe com seus próprios passos

Fique tranquila para o seu filho também ficar tranquilo e curta ao máximo sua gravidez porque passa bem rápido. Não esqueça de ouvir – e atender – os conselhos do seu médico e leve tudo o que sentir, incluindo suas preocupações, para ele.

Apesar da insegurança e do medo que rondam os primeiros dias, onde acaba de descobrir que está grávida e vai ser mamãe, saiba que você é super capaz de cuidar do seu bebê. Além de conversar com outras pessoas, faça pesquisas sobre o tema e aprenda mais sobre cada fase gestacional.

Serão dias repletos de surpresas e felicidades, momentos lindos que deixarão a sua vida e de toda a família mais colorida. Aproveite cada segundinho da melhor maneira e curta bem muito esse momento mágico.

 

Fonte: www.gravidezplena.com
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2015 © Copyright - Dr. Francisco Gonzaga por Tribo Creative

Para Emergências Ligue: (19) 3542-2700