Há vários fatores que afetam a fertilidade da mulher e tornam a concepção mais difícil. Veja a seguir: 

 

Problemas Hormonais
As alterações hormonais levam a mulher a ovular menos ou de maneira inadequada e, por isso, podem ter dificuldade em engravidar.

 

Anovulação

A ovulação é controlada pelas suas hormonas de fertilidade. Portanto, se tiver alguma razão para os seus níveis hormonais estarem perturbados, a ovulação pode ser afetada. Um sinal de possíveis problemas na ovulação é um período muito irregular ou ausência de período. Pode descobrir que ovula, mas não ovula todos os ciclos.

A perturbação hormonal que pode afetar a ovulação pode ter origem em vários fatores. Estes incluem alterações acentuadas no peso, stress, exercício árduo e doença.

 

Síndrome de Ovário Policístico (SOP)

Dentre as causas de infertilidade, as mais comuns são aquelas associadas à dificuldade de ovulação. Neste grupo, a doença mais frequente é a Síndrome de Ovário Poliquístico (SOP). A SOP significa que a mulher tem múltiplos quistos nos ovários e um desequilíbrio hormonal.

As alterações hormonais características desta síndrome causam vários sintomas. Em vez de se formar um único folículo no ovário, formam-se vários folículos que ficam “acumulados”, sem liberar os óvulos (os folículos não se rompem para libertar os óvulos).

O médico poderá diagnosticar esta doença através de uma análise de sangue. Para mais aconselhamento, contacte o seu médico. Os sintomas podem incluir aumento de peso, crescimento excessivo de pêlo, bem como problemas com a conceção.

 

Fase Lútea Curta

Se o número de dias entre a ovulação e o início do seu próximo período forem demasiado poucos (menos de 10), tal pode implicar que apesar de poder engravidar, o óvulo fertilizado é expelido antes de poder ser implantado no revestimento do útero.

É algo no qual pode reparar se fizer um teste de ovulação ou monitor de fertilidade – conte o número de dias entre o seu segundo dia fértil e o dia em que o período começa. Fale com o seu médico sobre isto porque esta condição pode ser tratável.

 

Menopausa Precoce

Assim que atingir a menopausa, já não é possível engravidar e na fase anterior à menopausa (a perimenopausa) pode ser muito difícil engravidar.

Se a sua mãe teve uma menopausa precoce, as suas hipóteses são muito mais altas e, por isso, tente descobrir a que idade a sua mãe começou a menopausa. Caso tenha tido uma menopausa precoce, recomendamos que fale com um profissional de saúde sobre os seus planos futuros de gravidez.

 

Envelhecimento dos Ovários

Nasceu com uma reserva de óvulos para toda a vida e o número reduz com a passagem dos anos. Após os 38-40 anos, a taxa de perda é muito maior e a qualidade dos óvulos também diminui.

Se tiver mais de 35 anos, é uma boa ideia visitar o médico após cerca de seis meses de estar a tentar e se tiver mais de 40 anos, peça ao seu médico aconselhamentos no momento em que decida engravidar.

 

Fonte: www.maemequer.pt

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2015 © Copyright - Dr. Francisco Gonzaga por Tribo Creative

Para Emergências Ligue: (19) 3542-2700