A infecção urinária é normalmente é causada pela bactéria E. coli, que existe naturalmente no intestino de todas as pessoas. No entanto, ao fazer a higiene íntima ou ao utilizar medicamentos que diminuem o sistema imunológico, essa bactéria pode atingir o trato urinário e causar infecção.

Muitas vezes essa doença passa despercebida e o corpo consegue combater a infecção naturalmente, mas quando surgem sintomas de dor e ardor ao urinar, por exemplo, é necessário procurar o médico.

Causas da infecção urinária

Assim, é preciso estar atento pois a infecção pode ser causada por fatores como:
Pedras nos rins, principalmente quando obstruem o canal urinário;
Problemas na bexiga que impedem o seu esvaziamento adequado;
Utilização de cateter para urinar;
Infecção na corrente sanguínea;
Hábitos de higiene inadequados;
Sistema imunológico enfraquecido, como durante o tratamento de câncer ou por doenças como AIDS;
Tendência genética.

Descobrir a causa é uma das maneiras de evitar a recorrência da infecção urinária, além de beber bastante água, evitar prender o xixi quando sentir vontade e limpar-se de frente para trás após urinar.

Fatores de risco

As mulheres têm mais chances de desenvolver infecções urinárias porque a uretra, canal por onde sai a urina, é mais próxima do ânus do que nos homens, o que facilita a transmissão de bactérias de um lugar para o outro.

Além disso, as mulheres também correm maior risco quando estão grávidas ou quando usam diafragma como método contraceptivo, camisinhas com espermicida e durante as relações íntimas em geral, por facilitarem a contaminação a partir de micro-organismos vindos do parceiro.

No caso dos homens, a infecção urinária é mais frequente quando existe problemas de crescimento da próstata, pois ela pressiona a bexiga e impede a completa eliminação da urina.

Tratamento

O tratamento para infecção urinária pode ser feito com o uso de medicamentos ou de forma natural, com o consumo de uma fruta chamada arando, além de ser recomendado beber bastante água.

Os remédios só devem ser utilizados quando recomendados pelo médico e devem ser tomados até o último dia que o médico prescreveu para garantir a infecção urinária tenha sido curada porque se parar de tomar o medicamento antes desta data, a infecção será mascarada e poderá voltar em poucos dias, proporcionando uma infecção urinária recorrente.

Veja o que você pode fazer para combater esta infecção naturalmente:

O tratamento para infecção urinária comum pode ser feito com o uso de antibióticos como:
Sulfametoxazol e Trimetropim
Fluorquinolonas
Fosfomicina trometamol em dose única
Amoxicilina
Amoxicilina + Clavulanato
Ampicilina
Cefalosporina

É importante que o tratamento seja mantido mesmo que os sintomas desapareçam, para evitar que as bactérias fiquem mais resistentes ao medicamento e dificultem o tratamento.

O médico poderá indicar o uso de uma vacina em forma de comprimidos para prevenir o aparecimento de novas infecções urinárias ou uma cirurgia para corrigir algum possível defeito anatômico que esteja favorecendo a entrada de micro-organismos no trato urinário e, assim, evitar novas infecções.

Tratamento natural para infecção urinária

Um ótimo tratamento natural para infecção urinária é o consumo de uma fruta chamada Arando (cramberry) em sua forma natural, em forma de suco ou em cápsulas. O arando possui elevado teor de proantocianidinas que dificultam a aderência da bactéria E. coli no trato urinário, diminuindo as chances da doença.

Cerca de 70% das infecções urinárias podem ser evitadas com a devida ingestão de água e, por isso, recomenda-se ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.

Tratamento para infecção urinária na gravidez

O tratamento para infecção urinária na gravidez também é feito com o uso de antibióticos. Os medicamentos mais seguros contra a infecção urinária na gravidez são a amoxicilina e a cefalexina, que podem ser utilizados em qualquer fase da gravidez.

Fonte: www.tuasaude.com