As mudanças do corpo na menopausa são várias e elas não podem ser ignoradas, já que as alterações são muitas é preciso ter cautela para saber lidar com cada uma delas.

As mudanças podem ser:

• Aumento da gordura abdominal;
  • Enfraquecimento do cabelo (fios mais finos e quebradiços);
  • Enfraquecimento das unhas;
  • Pele mais seca;
  • Secura vaginal.

Estas alterações ocorrem porque os ovários deixam de produzir estrogênio e progesterona e esta situação é fisiológica, isto é, é normal e esperada e todas as mulheres saudáveis enfrentarão este processo no fim de sua fase reprodutiva.

Além destes sintomas, a mulher poderá apresentar sintomas como desinteresse sexual, baixa autoestima, irritabilidade e instabilidade emocional, e dependendo da gravidade destes sintomas, o médico ginecologista poderá indicar a terapia de reposição hormonal.

A terapia de reposição hormonal consiste no uso de medicamentos que contêm hormônios semelhantes aos que são produzidos pelos ovários, mas numa menor concentração. Estes, quando utilizados de forma correta, podem ajudar a diminuir os sintomas da menopausa fazendo com que a mulher tenha uma melhor adaptação a esta fase de sua vida.

É preciso se alimentar adequadamente e praticar exercícios físicos, pois adotando hábitos saudáveis em busca de uma melhor qualidade de vida será mais fácil e tranquilo passar por este período de tantas mudanças.

Fonte: www.tuasaude.com.br