Se depois de um ano ou um pouco mais de tentar conceber de forma natural vocês não conseguiram uma gravidez bem-sucedida, é conveniente visitar um especialista para verificar o estado de saúde de ambos e descartar uma possível condição que possa gerar infertilidade. As razões pelas quais um casal não consegue conceber são diversas e as opções para consegui-lo variam dependendo do caso de cada paciente. De modo geral, os especialistas englobam os métodos de reprodução assistida.

Ele poder ser de dois tipos: os de baixa complexidade, para os casos nos quais os problemas de infertilidade possam ser por causa da quantidade de esperma, sua mobilidade, a espessura do fluxo cervical, alguma lesão no trato genital ou na matriz ou problemas na produção de óvulos, entre outros fatores; e os de alta complexidade, que aplicam nos casos em que o problema está na qualidade do esperma, na endometriose, no dano nas trompas de Falópio, entre outros.

Agora veja algumas das técnicas de Reprodução Assistida:

 

Inseminação artificial
Este conhecido método de reprodução assistida é recomendado para os casais com problemas de compatibilidade entre o esperma e o muco cervical, condições no colo uterino como úlceras ou lesões, anomalia no pênis, problemas de impotência, de ejaculação, ou infertilidade desconhecida. Trata-se da seleção e colocação dos espermatozoides no útero, no canal cervical ou da vagina no momento da ovulação.

 

Inseminação intrauterina
Este tipo de inseminação artificial é recomendável nos casos nos quais existem problemas com a passagem dos espermatozoides pelo colo uterino devido à espessura do muco cervical, à qualidade do sêmen ou uma incompatibilidade gerada por ambos os fatores. Consiste em introduzir o sêmen do homem no útero da mulher através de uma cânula para depois estimular a ovulação.

 

Estimulação ovárica
É um método simples e consiste em estabelecer um tratamento hormonal para estimular a produção de óvulos e assim conseguir a gestação mediante os encontros sexuais, que devem ser planejados pelo casal. A estimulação ovárica é considerada um método de baixa complexidade.

 

Fertilização in vitro
A fertilização in vitro é um processo mais complexo, pois consiste em vários passos fundamentais:
obter óvulos maduros;
escolher o momento adequado para aspirá-los;
processar e obter o sêmen com mais qualidade;
fecundar o óvulo ou óvulos maduros com o sêmen de alta qualidade em um laboratório;
os ovos fecundados serão transformados em embriões;
implantá-los finalmente no útero ou trompas de Falópio.

 

Óvulos doados
Quando a mulher que deseja engravidar por algum motivo não produz óvulos, pode-se recorrer à fertilização in vitro com óvulos doados, em que o processo é o mesmo que o anterior, salvo que se utilizam óvulos doados por outra mulher.

 

Injeção intracitoplasmática de espermatozoides
Aqueles homens com problemas de fertilidade relacionados com a qualidade do esperma, significando que o mesmo não pode produzir a gestação, ou aquelas mulheres que desejam ser mães mas não têm um companheiro ou contato sexual com homens, podem recorrer a este método que consiste em injetar o esperma de um doador diretamente no óvulo da paciente.

 

Cada caso requer uma análise
Nenhuma pessoa pode ser candidata a um método de reprodução assistida sem antes ter consultado um especialista e ter sido submetida a todos os estudos necessários para determinar quais são os fatores da possível infertilidade e qual é a melhor solução para obter a gestação. Por isso, se você tem dúvidas vá a seu médico.

 

Fonte: www.educacao.umcomo.com.br
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2015 © Copyright - Dr. Francisco Gonzaga por Tribo Creative

Para Emergências Ligue: (19) 3542-2700