Fumar pode causar infertilidade nas mulheres? Em alguns casos, fumar aumenta a probabilidade. Os riscos do uso de tabaco para a saúde já são mais do que conhecidos. O fumo pode também afetar a fertilidade do casal.

Mulheres que fumam têm maior chance de apresentarem infertilidade e o tempo para alcançar uma gestação é maior, quando se compara com não fumantes. O impacto negativo em mulheres fumantes passivas é praticamente o mesmo que o visto em fumantes ativas.

O fumo pode provocar danos aos ovários, acelerando a chegada da menopausa, alterar os hormônios sexuais e afetar geneticamente os óvulos.

Ainda, o uso de cigarro está associado a maior taxa de aborto, gestação ectópica (fora do útero), parto prematuro e baixo peso ao nascer.

Mesmo em pacientes que estão realizando tratamento de fertilização in vitro, fumantes necessitam de mais medicamento para estímulo dos ovários, têm menos óvulos e menores taxas de implantação e gravidez.

Homens e mulheres que fumam devem parar pelo menos dois meses antes de começar as tentativas, seja em casa, seja para tratamento de fertilidade.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2015 © Copyright - Dr. Francisco Gonzaga por Tribo Creative

Para Emergências Ligue: (19) 3542-2700