Cuidados especiais durante a gravidez são muito importantes, pois melhorando a saúde da mãe, melhora também a saúde do bebê.

E, para que isso aconteça, a grávida deve ter certos cuidados como:

Não beber bebidas alcoólicas, pois o álcool pode afetar o desenvolvimento físico e mental do bebê;
Não fumar ou evitar contato com fumantes pois as substâncias do cigarro podem prejudicar o desenvolvimento do feto, aumentar o risco de baixo peso ao nascer, aborto e parto prematuro;
Evitar cafeína;
Beber cerca de 2 litros de água por dia;
Ingerir alimentos como peixe, carne magra como peru ou frango, cereais integrais, legumes, frutas, leite e derivados e leguminosas;
Não beber bebidas estimulantes como coca-cola, chá preto ou chá verde;
Evitar exposição solar entre as 10h e as 16h;
Colocar protetor solar todos os dias e repassar a cada 3/4 horas.

O exercício físico como caminhada, natação, hidroginástica, alongamento ou Pilates também ajudam a melhorar a saúde da grávida. No entanto, é muito importante os exercícios serem acompanhados por um educador físico ou fisioterapeuta para não colocar em risco a saúde da gestante e do bebê.

A grávida deve fazer pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia e, no minimo, 3 vezes por semana, para se manter em forma durante a gravidez, enviar mais oxigênio para o bebê, se preparar para o parto e facilitar a recuperação após o parto.

Outros 5 bons motivos para fazer exercícios na gravidez incluem o fato do exercício ajudar a:

Aliviar ou prevenir dores nas costas;
Diminuir o inchaço das pernas e dos pés;
Reduzir o risco de diabetes gestacional;
Reduzir o risco de hipertensão na gravidez que pode levar a uma doença chamada de pré-eclâmpsia;
Diminuir as chances de engordar muito durante a gravidez

Por isso, é importante estar com a saúde em dia, alimentando-se bem, juntamente com a prática de exercícios físicos, e demais cuidados que citamos acima, para que a gravidez seja saudável e tranquila.

Fonte: www.tuasaude.com