Continuando nosso assunto da semana sobre histerectomia. Hoje falaremos para quem é indicado, contraindicado, quais exames são necessários e outros.

Indicações

  • Miomas: se você tem miomas muito grandes, pode precisar de uma histerectomia abdominal
  • Endometriose: a maioria das mulheres com endometriose realiza a histerectomia abdominal, mas uma histerectomia vaginal é possível
  • Câncer ginecológico: se você tem câncer do útero, colo do útero, endométrio ou ovário, o médico pode recomendar uma histerectomia para tratá-la. Na maioria das vezes, uma histerectomia abdominal é feita durante o tratamento de câncer de ovário, mas a histerectomia vaginal pode ser apropriada para mulheres com câncer de colo do útero ou câncer endometrial
  • Prolapso uterino: a remoção do útero e reparação do relaxamento pélvico pode aliviar esses sintomas. Nesse caso, pode ser feita tanto a histerectomia vaginal quanto a abdominal
  • Sangramento vaginal anormal: nesse caso, pode ser feita tanto a histerectomia vaginal quanto a abdominal
  • Dor pélvica crônica: se você tem dor pélvica crônica claramente causada por uma condição uterina, a histerectomia pode ajudar, mas apenas como um último recurso.

Para a maioria dessas condições, a histerectomia é apenas uma das várias opções de tratamento. Você pode considerar fazer a histerectomia apenas quando medicamentos e procedimentos ginecológicos menos invasivos falharem.

 

Contraindicações

Não há contraindicações expressas para a histerectomia. No entanto, algumas pacientes podem não ser indicadas para realização da cirurgia por motivos individualizados, que devem ser discutidas com a equipe médica.

Tipos de anestesia

Discuta o tipo de anestesia que você terá com o seu médico. Você pode preferir a anestesia geral, o que torna você inconsciente durante a cirurgia, mas a anestesia regional – também chamado de bloqueio espinhal ou epidural – pode ser uma opção. Se você for submetida a uma histerectomia vaginal, a anestesia regional irá bloquear a sensação na metade inferior do seu corpo.

 

Exames necessários

Antes da cirurgia, você poderá fazer alguns exames:

  • Exame de Papanicolau, que detecta a presença de células cervicais anormais ou câncer cervical
  • Biópsia do endométrio, que detecta células anormais no revestimento do útero ou câncer endometrial
  • Ultrassonografia pélvica, que pode mostrar o tamanho dos miomas uterinos, pólipos endometriais ou cistos ovarianos.

Além disso, serão pedidos diversos outros exames pré-operatórios padrão, como os cardiológicos.

Lembre-se, essas são apenas informações gerais. Antes de qualquer conclusão sobre o procedimento, você deve procurar o seu Ginecologista.

Qualquer dúvida pode me escrever comentando este artigo logo abaixo, ou me mandando uma mensagem através da fanpage.

Abraço!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2015 © Copyright - Dr. Francisco Gonzaga por Tribo Creative

Para Emergências Ligue: (19) 3542-2700