Se você está com a menstruação irregular, fique atenta pois ela pode esconder problemas de saúde.

O ciclo menstrual normal tem em média 28 dias com sangramento de três a sete dias. Esse tempo pode variar naturalmente dois anos após a menarca (primeira menstruação), quando se entra na menopausa ou em caso de gravidez. Se não existir nenhuma dessas três situações, a irregularidade pode estar associada a alguma enfermidade.

As doenças associadas à alteração da menstruação podem estar relacionadas ao sistema reprodutor ou endócrino, como inflamações e variações hormonais. Se houver atraso ou redução do fluxo sanguíneo pode ser síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo ou alterações na glândula suprarrenal. Se ocorrer sangramento em excesso a causa pode ser hipertireoidismo, miomas ou cistos no útero ou ovários, feridas no colo do útero ou câncer relacionado ao aparelho reprodutor feminino. Até mesmo o estresse, comum na vida da mulher moderna, e a obesidade podem afetar o ciclo menstrual.

Se sua menstruação apresentar irregularidades por mais de três meses, com ciclos muito curtos ou muito longos e com variações bruscas no fluxo sanguíneo, procure um ginecologista o mais rápido possível. Investigar os motivos dessa variação é fundamental para iniciar um tratamento desde o início da doença, assim sua saúde e fertilidade ficarão seguras.

Fonte: www.gineco.com.br