A saúde da mulher está repleta de mitos e verdades, que a medicina pode explicar e até mesmo desmistificar. O conteúdo desta área tem exatamente este objetivo: trazer algumas das dúvidas que normalmente são apontadas por pacientes nos consultórios médicos e reunir, num só lugar, respostas e esclarecimentos.

+O DIU HORMONAL, DE LERVONEGESTREL, PRODUZ REAÇÕES NO INÍCIO DO USO? – VERDADE

O DIU hormonal, de lervonegestrel, promove redução do fluxo menstrual e das cólicas, mas nos primeiros meses pode trazer pequenos sangramentos. Também pode ocorrer piora discreta da acne e queda de cabelo ou oleosidade. Depois dos seis primeiros meses de uso esses sintomas costumam desaparecer.

+O DIU DE COBRE PROVOCA AUMENTO DE SANGRAMENTO NO PRIMEIRO MÊS DE USO? – VERDADE

Ele pode causar o aumento do sangramento e piora discreta da cólica menstrual, mas em geral isso passa após o primeiro mês de uso. O DIU de cobre pode ser usado por até 10 anos. Após esse tempo deve ser trocado se a mulher não pretende engravidar.

+É NORMAL TER CÓLICAS DURANTE A MENSTRUAÇÃO? – MITO

Não é normal ter cólica menstrual muito forte, que obriga a mulher a usar medicação forte em casa ou mesmo ir a um hospital para ser tratada. Quando isso acontece, o melhor a fazer é procurar um médico porque algum tipo de doença pode estar causando essa cólica. A endometriose é, por exemplo, a principal doença por trás das cólicas menstruais muito doloridas.

+A CANDIDÍASE É UMA DOENÇA TRANSMITIDA SEXUALMENTE? – MITO

Não existem evidências de que o corrimento vaginal causado pelo fungo da candidíase tem como origem a transmissão sexual. E não existe necessidade de tratar o parceiro, segundo os protocolos e diretrizes médicas.

+AS INFECÇÕES VAGINAIS ESTÃO SEMPRE RELACIONADAS COM A RELAÇÃO SEXUAL? – MITO

Nem sempre. Algumas infecões vaginais como a tricomoníase, que hoje é mais rara, a gardnerella vaginalis podem se manifestar após o sexo, bem como a primeira infecção pelo herpes. Esta última, por exemplo, aparece depois de uma semana a dez dias de um relacionamento e é muito sintomática, a mulher apresenta dor, lesões no períneo, linfonodos inguinais.

+A REPRODUÇÃO ASSISTIDA LEVA SEMPRE À GRAVIDEZ DE GÊMEOS? – MITO

Com o aperfeiçoamento das técnicas de laboratório, na reprodução assistida, foi possível reduzir o número de embriões a serem inseridos na mulher e a gravidez de gêmeos passou a ser uma escolha e não mais uma consequência inevitável do processo de fertilização in vitro.

+NA MENOPAUSA, A MULHER NECESSARIAMENTE SECA POR DENTRO? – MITO

A menopausa traz algumas mudanças físicas e, dentre elas, pode aparecer um ressecamento da mucosa vaginal que atrapalha nas relações sexuais, mas o transtorno pode ser facilmente corrigido. Procure um ginecologista.

+A PRIMEIRA RELAÇÃO SEXUAL DA VIDA NUNCA ENGRAVIDA? – MITO

Todas as relações têm chance de gravidez, sendo apenas variável de acordo com o período do ciclo menstrual e a idade. Sendo assim, deve-se utilizar métodos contraceptivos para evitá-la.

Fonte: sogesp.com.br