O que é o Sistema Intrauterino? (SIU)
O SIU é um sistema intrauterino em forma de T que, após a inserção, libera o hormônio levonorgestrel dentro do útero. O objetivo da forma em T é o de ajustar o sistema de liberação à forma do útero. O braço vertical da estrutura em T apresenta um cilindro contendo o hormônio. Na extremidade deste braço, estão fixados dois fios que se destinam à remoção do SIU.

Como o SIU funciona?
A parte vertical do T contém um hormônio, levonorgestrel, que é semelhante a um dos hormônios produzidos em seu corpo. O sistema libera o hormônio em uma taxa constante, mas em quantidades muito pequenas (20 microgramas por 24 horas).

O SIU previne a gravidez através de 3 mecanismos:
1.. Promove o espessamento do muco normal no canal cervical (abertura para o útero), de forma que o espermatozóide não possa entrar no útero para fertilizar o óvulo;
2.. Afeta a movimentação do espermatozóide dentro do útero, evitando a fertilização;
3.. Controle do desenvolvimento mensal da camada de revestimento do útero (endométrio) de forma que esta não fique suficientemente espessa para possibilitar gravidez.

Quais as indicações para o uso do SIU?
O SIU pode ser usado para contracepção (prevenção da gravidez), menorragia (sangramento menstrual excessivo) e para proteção contra hiperplasia endometrial (crescimento excessivo da camada de revestimento do útero) durante a terapia de reposição hormonal.

Qual é a eficácia do SIU?
AefificáciiadoSIUécomparávelàesterilizaçãofeminina(laqueadura).O produtoétão efificaz quanto os maiis efificazes dispositivos intrauterinos (DIUs) de cobre ou contraceptivos orais (pííllullas) atuaiis..
No tratamento de sangramento menstrual excessivo, o SIU promove uma forte redução de sangramento após três meses de uso. Algumas usuárias não apresentam qualquer sangramento.

Qual é o melhor momento para o médico colocar o SIU?
Em mulheres em idade reprodutiva, o SIU deve ser inserido na cavidade uterina no período de até 7 dias após o início da menstruação, pois a inserção nesta fase será mais fácil.
Em se tratando de mulheres que já são usuárias deste método e desejam substituí-Io por um novo, este pode ser introduzido imediatamente após a retirada do anterior. No período pós-parto é recomendável que seja inserido a partir da 6a semana após o nascimento do bebê. Nos casos de aborto que não tenha qualquer suspeita de infecção, o SIU poderá ser inserido logo que o médico julgar pertinente.

O procedimento para inserção ou retirada do SIU é doloroso?
Em geral, o procedimento de inserção do SIU é muito bem tolerado e dura poucos minutos, e o de remoção é ainda mais simples e rápido. No ato da inserção pode ocorrer leve sensação de desconforto pélvico, tipo cólica menstrual. Logo após a inserção, também podem ocorrer algumas cólicas, em virtude da adaptação do útero com o SIU. Em condições normais estas dores tendem a desaparecer em pouco tempo. Em relação à remoção, a sensação de desconforto leve pode ocorrer nas primeiras horas. Em todas estas situações e, somente se o médico julgar apropriado, medicamentos analgésicos podem ser indicados.
Para minimizar estas complicações, seu médico foi instruído para colocar o SIU. O uso de técnicas de colocação corretas e esterilizadas, ajudam a prevenir complicações.

Quais são os efeitos colaterais comuns do SIU?
Os tratamentos médicos e suas possíveis reações adversas podem afetar cada paciente de forma diferente. Abaixo, alguns dos efeitos colaterais que podem estar associados ao SIU, embora nem todas as pacientes os demonstrem:
• Mudanças no sangramento menstrual, tais como manchas, sangramento leve, sangramento irregular e interrupção do sangramento;
• Dor pélvica ou abdominal;
• Desenvolvimento de cistos nos ovários que, em geral, são resolvidos sem tratamento;
• Dores de cabeça;
• Mastalgia;
• Mudanças na pele (acne).

A maior parte destes efeitos colaterais é observada apenas temporariamente nos primeiros 3 a 6 meses após a colocação do SIU.
Consulte sempre seu médico caso apresente algum sintoma que acredite ser relacionado à medicação.

Meu ciclo menstrual mudará com o SIU?
Durante um período de 3 a 6 meses, seu ciclo menstrual poderá se tornar irregular. Você também poderá observar manchas ou leve sangramento. Após seu corpo se ajustar, o número de dias de sangramento deverá diminuir e, em algumas usuárias, pararão completamente enquanto o SIU for utilizado. Isto não será prejudicial a seu corpo.
De maneira geral, é provável que ocorra redução gradual no número de dias de sangramento e na quantidade de sangue perdido a cada mês. Algumas mulheres eventualmente verificam que o sangramento é totalmente interrompido.
Ao final do primeiro ano, algumas usuárias não possuem qualquer sangramento. Isto não é insalubre a seu corpo, de fato, não menstruar pode ser uma grande vantagem para a saúde da mulher. Seu ciclo menstrual retornará ao normal após a remoção do SIU.

Com que frequência devo consultar meu médico após a inserção do SIU?
Após colocar o SIU, deverá ser realizada uma consulta em um período de 4 a 12 semanas para verificar a colocação correta e quaisquer problemas. Posteriormente, é recomendado que se realizem retornos anuais ou mais frequentemente se for clinicamente indicado por seu médico.

Quanto tempo devo esperar para ter relações sexuais após a inserção do SIU?
Para permitir um descanso ao corpo, é aconselhável aguardar cerca de 24 horas após a inserção antes de ter relação sexual. Porém, logo após a inserção, o SIU evita a gravidez.

O SIU pode me proteger do HIV ou de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis)?
Não. O SIU não fornece proteção contra o HIV ou DSTs.

O que fazer caso queira engravidar ou remover o SIU por outra razão?
O SIU pode ser facilmente removido a qualquer momento pelo seu médico e geralmente esta remoção é um procedimento indolor. O retorno à fertilidade é recuperada após a remoção do SIU.
Se não desejar engravidar, o SIU não deve ser removido após o 5o dia do ciclo menstrual, a menos que a contracepção seja obtida por outros métodos (por exemplo, preservativo) por, pelo menos, 5 dias antes da remoção.
Quando a mulher não apresenta sangramento, ela deve usar método contraceptivo de barreira por 5 dias antes da remoção e até que sua menstruação retorne. Um novo SIU também pode ser inserido imediatamente após a remoção do anterior e, neste caso, não é necessária qualquer proteção adicional. “Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.”

Por quanto tempo posso usar o SIU?
O SIU oferece proteção contra gravidez por 5 anos, sendo que, após este período, o sistema deve ser retirado. Se desejar, um novo pode ser inserido quando o antigo for removido.

Posso engravidar após interromper o uso do SIU?
Sim. Após a remoção, não há interferência com fertilidade normal. Pode ocorrer gravidez durante o primeiro ciclo menstrual após a remoção do SIU.

Posso amamentar durante o uso do SIU?
Pode-se amamentar durante o uso do produto. Não há qualquer efeito deletério sobre o crescimento ou desenvolvimento do lactente quando se usa qualquer método contendo apenas progestagênio, 6 semanas após o parto. Métodos contendo apenas progestagênio não parecem afetar a quantidade ou a qualidade do leite materno.

Quando não devo usar o SIU?
O SIU não deve ser utilizado na presença de qualquer uma das condições descritas a seguir:
• Doença inflamatória pélvica atual ou recorrente (infecção dos órgãos reprodutores femininos);
• Ocorrência ou suspeita de gravidez;
• Infecção do trato genital inferior;
• Infecção do útero após parto;
• Infecção do útero após um abortamento ocorrido durante os últimos 3 meses;
• Infecção do colo do útero;
• Anormalidades celulares no colo do útero;
• Ocorrência ou suspeita de câncer do colo do útero ou do útero;
• Tumores que dependem do hormônio progestógeno para se desenvolver;
• Sangramento vaginal anormal não diagnosticado;
• Anormalidade do colo do útero ou do útero, incluindo leiomiomas, se estes causarem deformação da cavidade uterina;
• Condições associadas com aumento de susceptibilidade a infecções;
• Presença de doença hepática ou tumor hepático;
• Hipersensibilidade ao medicamento ou a qualquer constituinte do produto.

Onde posso saber mais sobre o SIU?
Para saber mais sobre o SIU, consulte seu médico. Ele poderá fornecer informações adicionais sobre o SIU a você e a seu parceiro.