Existe uma linha de pensamento de que a menstruação não é importante para mulher.
Entretanto, acredito que existam aspectos importantes á serem abordados.

As menstruações artificiais  provocadas pelo uso de pílula  refletem uma certa integridade de alguns órgãos e sistemas do organismo.  A partir do momento em que suspendemos a menstruação podemos perder alguns parâmetros que nos norteiam em diagnósticos em determinados casos, porém isso não é fator impeditivo para decisão da paciente de deixar de menstruar.

Nem todos os métodos contraceptivos indicados para a suspensão da menstruação não são assim tão eficientes conforme têm sido aclamados: um percentual razoável de mulheres apresenta pequenos sangramentos genitais irregulares, persistentes, por vezes inviabilizando o método, pelo desconforto. Outras mulheres têm exacerbação dos efeitos colaterais da pílula, como retenção hídrica/inchaço, cefaléia/enxaqueca e outros sintomas, também inviabilizando a sua administração. Aumentar a quantidade de hormônio para ter mais sucesso na suspensão da menstruação poderia á realmente ajudar na suspensão da menstruação mas não garantiria melhora dos efeitos colaterais que tornariam a mulher intolerante á pílula.

Para mim, enquanto ginecologista, sei que a falta de menstruação não interfere na vida da mulher, desde que ela esteja saudável, sem doenças. Entretanto, minha experiência profissional ensina que este deve ser um desejo da paciente e que será discutido para boa aceitabilidade.   Dizer que aspectos psicológicos da falta da menstruação não é importante é um contra senso, porém vale lembrar que na maioria das vezes a própria paciente nos procura desejando a suspensão do fluxo, que, portanto nos deixa claro da sua opção e que isso presume-se esteja bem trabalhado em sua cabeça.

Não podemos nos deixar levar por discussões fúteis de feministas onde existe o pensamento que a interrupção do fluxo menstrual esteja voltada ao desejo do parceiro de ter sua companheira sempre pronta á atividade sexual independente de sua vontade, disposição e etc.   A amenorréia provocada pelo uso continuo dos contraceptivos orais é vantajosa para um número grande de mulheres que tem a menstruação como importante transtorno em sua vida, porque apresentam forte cefaléia, depressão, ansiedade, cólicas ou ainda pelo excesso de fluxo.

A pílula, por sua ação antiandrogênica, inibindo a produção dos hormônios ovarianos masculinos, tem seu aspecto positivo de melhorar a pele. Entretanto, justamente por esse tipo de resposta hormonal, teoricamente a pílula pode reduzir a libido ou o apetite sexual da mulher.   Entretanto, não são raros as situações em que é interessante suspender o ciclo menstrual. Por exemplo, na endometriose severa, a paciente em amenorréia (sem menstruar) tem alívio das dores menstruais e possível estabilização da evolução dos focos endometrióides, com melhora de seu quadro clínico e de sua qualidade de vida.

Finalmente antes da decisão da interrupção da menstruação a mulher pretendente deve conversar com seu médico, entender os possíveis efeitos colaterais e tomar sua decisão em conjunto com o profissional que a assiste.

  1. 4 de junho de 2011

    Oi queria fazer uma pergunta: A minha minha menstruação de uns tempos pra cá começou a vir em bastante quantidade.Algumas pessoas me disseram que isso era um problema hormonal e que se eu fizesse o uso de anti concepcionais ajudaria à resolver esse problema e o meu problema com acne.Isso é verdadeiro?Se eu utilizar anti concepcionais ajudará nesses dois casos?
    Nome: Darline
    Idade: 17 anos
    Agradeço desde já a atenção.

    • 7 de junho de 2011

      Olá Darline, os anticonceptivos hormonais são uma ótima ferramenta para controle do ciclo em garotas na sua idade e seu uso correto melhora muito a acne e até hinsurtismo (crescimento de pêlos), é uma boa opção, mas lembre-se de procurar um médico para exames prévios. Um abraço.

  2. 16 de julho de 2011

    Olá Dr Franscisco, após eu ter parado de tomar o anticoncepcional que já fazia 2 anos que tomava em seguida, minha mentruação não veio ainda e já faz mas de um mês.Já fiz o desde de gravidez e deu negativo, mas porque minha menstruação ainda nao veio? Queria saber se o anticoncepcional causa o efeito de amenorreia após seu uso.
    Obrigado.

    • 19 de julho de 2011

      Olá Lilian, pelo que pude entender você estava em uso contínuo de anticoncepcional e não menstruava e ao suspender permaneceu ainda sem menstruar. Se for essa a situação você poderá esperar mais um pouco ainda para que seu endométrio prolifere e passe a descamar promovendo menstruação, pode levar alguns meses, mas se seu ciclo era bem regulado antes do anticoncepcional, não tem porque demorar muito, mas se não tiver intenção de engravidar deve prevenir-se com métodos de barreira como a camisinha.

  3. 24 de janeiro de 2012

    Ola Dr. Francisco, eu eestava nos dias da menstruacao e minha menstruacao costuma durar un 7 dias. Acontece que ate o 3o dia o fluxo desceu normalmente mas no 4o dia nao desceu. Gostaria de saber o que pode ter acontecido. Fiz o papanicolaou mes passado e vi que estou com cervicite, pode ter algo a ver? grata.

    • 7 de fevereiro de 2012

      Olá Heloisa,

      A maioria das mulheres podem apresentar pequenas alterações em seu ciclos menstruais, tanto em relação á quantidade do sangramento quanto á duração sem que isso signifique algo de estranho ou patológico, portanto, fique tranquila que ter menstruado esse mês um pouco menos que nos outros não tem importância clínica alguma e nem significa que esteja apresentando qualquer problema ou mesmo tem qualquer relação com sua cervicite.
      Grande abraço.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2015 © Copyright - Dr. Francisco Gonzaga por Tribo Creative

Para Emergências Ligue: (19) 3542-2700